quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O Gojuu No Tou

Gojuu No Tou são templos religiosos encontrados no Japão. Mas também podem ser encontrados na China, Tailândia, Índia, Coréia e outros países da Ásia, mas cada um tem as suas características e denominações. Na Índia é conhecido como Stupa, no ocidente como Pagodê ou Pagoda. Mas o simbolismo dessa edificação é uma só: HARMONIA, EQUILÌBRIO E PAZ

Os Primeiros Templos

Os historiadores acreditam que os primeiros templos budistas surgiram na China por volta do ano 600. Se espalharam pela Ásia em países como Coréia, Vietnã, Japão e Índia se tornando símbolo de harmonia, paz e divindade. Hoje são considerados importantes bens culturais.
No Japão, as primeiras construções datam do ano 700 e permanecem em perfeitas condições até hoje. O Gojuu no tou era encomendado pelo imperador para que ali guardasse os seus pertences considerados sagrados e para que pudesse realizar os seus cultos religiosos e para quando morrer, repousar o seu corpo .

Curiosidades

Ocorrem alguns fatos, no mínimo curiosos, em relação ao Gojuu No Tou. Como por exemplo, o fato de aranhas não tecerem suas teias nessas construções. Bom, há várias explicações para isso. As mais prováveis são 2. Uma explicação científica e outra religiosa.


A científica é que a edificação do Gojuu No Tou foi projetada para ter correntes de vento em todas as partes. Isso para ajudar na preservação da madeira e para que consiga resistir às tempestades.


A religiosa é que as aranhas, assim como qualquer animal, estão em harmonia com a natureza, e sendo o Gojuu No Tou um símbolo de harmonia, a aranha e outros insetos, como formigas e cupins não atacam e nem habitam nesses locais sagrados. O que você acha?

A Obra

Eu idealizei uma reprodução artística do Gojuu no tou. Essa obra de arte é feita com diversos materiais como resina, fibra de vidro, madeira e gesso. Não se tentou aqui fazer uma reprodução fiel, mas sim, divulgar o significado desta construção religiosa tão antiga, rica e bela que transmite paz, harmonia e que tem a finalidade de nos elevar a Deus.
São obras que variam de 70 cm a 97 cm de altura e pesam entre 25 e 35 kilos. Tamanho ideal para se colocar em qualquer ambiente interno. Essa obra não foi feita para resistir a ações naturais, como vento, sol e chuva, portanto, não devem ficar em ambientes externos.

O Significado

Os seus 5 andares têm um significado, a base significa a terra, logo acima, a água, e depois o fogo e o ar. O último andar significa a energia divina, que mantém todos os elementos em harmonia. Acredita-se que quem adentra ao Gojuu no tou, fica em harmonia com todos esses elementos, tornando-se uma pessoa equilibrada, sábia e abençoada. Porém, pode-se encontrar modelos de apenas 2 andares, que significa a ligação de Deus diretamente com a terra.